quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Fragmentos

© Alexandre Fernandes Heredia

(...) a Sra. Maria da Graça Feliciano Barbosa apresentou-se voluntariamente a esta delegacia, acompanhada do marido, o Sr. André Antunes Barbosa, para relatar o seqüestro de seu filho, o menor Rafael Antunes Barbosa, de oito (8) anos. De acordo com o relato, a Sra. Maria estava retornando da escola, onde havia buscado seu filho, a pé, aproximadamente às 19hs, quando o menor desgarrou-se momentaneamente. Foi quando surgiu um homem alto, vestindo-se com uma capa negra. A depoente não conseguiu precisar sua aparência, pois de acordo com ela o movimento foi rápido demais. O suspeito imediatamente agarrou o menor, desaparecendo com ele em seguida, antes que a depoente pudesse fazer qualquer movimento. Não houve testemunhas do ocorrido (...)

(...) era mais de duas da manhã, e o sargento tinha acabado de cancelar as buscas. De acordo com ele o seqüestrador já devia estar longe numa hora daquelas. Eu concordei, mas como já estava no final de minha área de busca decidi terminá-la antes de dar baixa ao sargento. Foi quando encontrei o cadáver do garoto, em decúbito dorsal, naquele beco. Pelo rádio eu chamei a ambulância, mas quando eles chegaram perceberam que a vítima já estava morta antes mesmo de ter sido encontrada. No local não havia nenhuma pista do assassino (...)

(...) indivíduo é um menor, caucasiano, idade declarada pelos pais de oito anos. Causa provável da morte: parada cardíaca decorrida de perda massiva de sangue. O ferimento de saída está localizado na porção posterior do pescoço. Traquéia, vasos e artérias se romperam com o golpe. Análise preliminar sugere um ataque animal, mas o diâmetro da mordida, assim como o formato dos ferimentos são consistentes aos de um ataque humano. Não foram registrados quaisquer outros ferimentos no indivíduo. Resíduos de pele foram encontrados sob as unhas, e amostras foram enviadas para análise laboratorial (...)

(...) quase duas semanas após o ocorrido e ainda não há respostas claras. O laudo médico oficial indicou a presença de DNA da mãe sob as unhas da vítima, mas a promotoria nega essa evidência. Em entrevista dada com exclusividade para nossa reportagem o delegado informou que a polícia trabalha atualmente com duas hipóteses: seqüestro seguido de morte e assassinato ritual, sendo que esta última implicaria diretamente os pais do garoto, Maria da Graça e André Barbosa, visto que o casal já possui passagens pela polícia por ruídos excessivos de madrugada e perturbação da ordem durante um culto evangélico. A diretora da escola onde Rafael estudava, que preferiu não se identificar, declarou que eles haviam criado caso quando foi sugerido que o garoto fosse batizado, além de freqüentar o Catecismo, ao qual eles se colocaram vêementemente contra (...)

(...) o júri declara por unanimidade que a ré Maria da Graça Feliciano Barbosa foi considerada culpada das acusações de homicídio doloso com agravantes de seu filho, Rafael Antunes Barbosa. Devido a seu estado emocional e psicológico o tribunal sugere que a pena seja cumprida num hospital psiquiátrico penal (...)

(...) e a paciente ainda não demonstrou nenhum tipo de resposta aos medicamentos ministrados. O último sintoma é a ocorrência de alucinações, na maioria das vezes noturna, quando ela relata “ver” na janela de sua cela o suposto assassino de seu filho, acompanhado pelo próprio, e que eles não falam nada, apenas riem e apontam para ela. Usando suas próprias palavras, a aparência dos visitantes é “puro mal encarnado, deformados e inumanos”. Perguntada se ela tinha certeza que a criança que aparecia era mesmo seu filho, ela respondeu que “na aparência, sim, mas no fundo era um ser tão monstruoso quanto o desgraçado que o havia matado”. Essas alucinações podem ser decorrência do atual estado depressivo da paciente. Foi decidido aumentar gradualmente a dosagem de Anafranil e, em caso de ausência de resposta da paciente, o uso de ECT* é altamente recomendado (...)

* ECT – Eletro Convulso Terapia