segunda-feira, agosto 07, 2006

PÁGINA ASSOMBRADA - ENCONTROS COM A LITERATURA DE TERROR

Mortais,

o SESC-SP realizará em agosto uma série de encontros com a nova geração da Literatura de Terror. A programação combina encontros com escritores e performances.

E o melhor, é GRÁTIS!

Confira a programação:

Quem tem medo de fantasmas? Histórias envolvendo fantasmas, vampiros e outros seres fantásticos sempre estiveram presentes em lendas e relatos populares. A Arte, partindo de um olhar estético e poético, contribuiu na construção de imagens que se tornaram a representação artística do imaginário coletivo, transpondo para pinturas, filmes para cinema, histórias em quadrinhos e livros, manifestações de terror que apresentam cenários improváveis e estranhas criaturas, para despertar o medo e causar a surpresa e o susto. Em agosto, propomos uma viagem em direção à Literatura de terror, explorando os elementos estruturais, a reflexão e discussão que estes textos sugerem e o processo criativo de escritores que se aventuram por esta temática.

PROGRAMAÇÃO NO AUDITÓRIO:

André Vianco - Personagens de terror
O escritor participa de uma conversa com os leitores, explorando as técnicas que mais utiliza para compor personagens verossímeis em cenários de fantasia e de terror. Vianco é escritor, autor das obras "Sétimo" e "A Casa".
Dia 17. Quinta, às 20h.

Novos caminhos do terror
Os autores Camila Fernandes, Gianpaolo Celli e Giorgio Cappelli (coleção Necrópole) conversam com o público sobre a presença do terror e do mistério na cultura clássica e contemporânea: Quadrinhos, filmes, literatura, lendas urbanas e clichês.
Dia 18. Sexta, às 15h.

Necrópole nua e crua
Os autores Alexandre Heredia, Camila Fernandes, Gianpaolo Celli, Giorgio Cappelli e Richard Diegues (coleção Necrópole) participam de um bate-papo descontraído com o público, falando de sua trajetória como escritores de terror e dos elementos de criação de histórias do gênero: processo criativo, desenvolvimento de personagens, uso de mitos e conceitos populares e outros. Com leitura de contos de terror.
Dias 19 e 26. Sábados, às 14h.


Roberto Causo - Literatura de terror no Brasil
O autor da obra "Ficção cientifica, fantasia e horror no Brasil", publicado pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, apresenta seu trabalho como pesquisador e comenta sobre processos de criação literária. Causo escreve ficção científica, fantasia, horror e outros.
Dia 24. Quinta, às 20h.

A Essência do medo na literatura
Os autores Alexandre Heredia, Camila Fernandes e Giorgio Cappelli (coleção Necrópole) discutem com o público o fascínio que o medo exerce sobre o ser humano e sua presença na arte, notadamente no cinema e na literatura, explorando a questão: por que gostamos tanto de sentir medo?
Dia 25. Sexta, às 15h.

PROGRAMAÇÃO NA RUA CENTRAL:


Leituras noturnas

Com Nilson Muniz e Luciana Ramanzini. Performances a partir de contos e poemas de autores que abordam o terror, a fantasia e o mistério em suas obras. Dias 17, 18, 24 e 25. Quinta, às 19h30 e sexta, às 20h30.

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93 - Pompéia - São Paulo - SP - CEP 05042-000
telefone: 11 3871-7700
fax: 11 3865-0324
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br

horário de funcionamento
terça a sábado, das 9h às 22h
domingos e feriados, das 9h às 20h